Comitê Tubarão visita nascente protegida em 2009, afetada pela estiagem

Comitê Tubarão visita nascente protegida em 2009, afetada pela estiagem

Com a estiagem que o Estado de Santa Catarina vêm enfrentando, algumas nascentes tem sido afetadas na região. É o caso da nascente do sr. Anselmo Bortolo, que possui uma propriedade em Pedras Grandes, na Comunidade São João de Azambuja, preservada desde 2009 através do trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.

A nascente foi protegida há 11 anos, por meio da Câmara Técnica de Recuperação e Proteção de Nascentes, que integra o Comitê Tubarão e Complexo Lagunar. Membros do Comitê constataram sua atual situação em visita técnica realizada dia 25 de maio.

Para registrar a evolução da vegetação na área protegida, o Comitê contou com um drone, que sobrevoou a nascente. Ela estava devidamente cercada e com muitas árvores que foram plantadas ainda em 2009, o que é fundamental para sua preservação. No seu relato, o proprietário informou que a fonte secou há quase quinze dias. Felizmente, com o que ela produziu anteriormente, conseguiram armazenar a água em um açude, que também recebia contribuição de outra nascente.

Nestas localidades, o abastecimento de água para uso doméstico, produção agrícola e pecuária dependem das nascentes. Várias dessas nascentes já passaram pelo trabalho de preservação e orientação aos produtores locais, feito pelo Comitê Tubarão.

Participaram da visita técnica o Presidente do Comitê, Francisco de Assis Beltrame e o Secretário Executivo, Patrício Higino de Mendonça Fileti.


Imagem 01 – Nascente vista da área de toda propriedade com açude para reserva de água.

Imagem 02 – Nascente vista de cima.

Imagem 03 – Presidente Francisco Beltrame, Secretário Executivo Patrício Fileti e Sr Rangel Bortolo, proprietário.

Imagem 04 – Vistoria na Nascente em 2009.

Imagem 05 – Nascente em 2009 já cercada e com plantio das mudas.