PRINCIPAIS ATIVIDADES

PROJETO STRAVAL (ESTUDOS, TREINAMENTO E VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES LOCAIS EM ARGENTINA, BRASIL E MÉXICO) – COMISSÃO EUROPEIA – PROGRAMA MARIE CURIE ACTIOS – IRSES:  (2011-2014):

A ADRAM conjuntamente com instituições de Espanha, México, Argentina, Croácia e Estônia executaram o projeto STRAVAL, com financiamento do Programa IRSES da Comissão Europeia para promoção do turismo como ferramenta do desenvolvimento das sociedades localizadas em áreas de proteção ambiental.  Este projeto (com um financiamento de R$ 1.500.000,00) tem a colaboração da APA da Baleia Franca e o Instituto Baleia Franca.  Três pesquisadores da ADRAM, a arq. Daniela Silveira Batista, o Eng. Amb. Guilherme Junkes Herdt e o estudante de Biologia Rodrigo Bortoluzzi Goulart realizaram estudos sobre metodologia de Valorização Patrimonial e Gestão de Territórios no Instituto Ruder Boskovic (Croácia), na Universidade de Tartu (Estonia) e na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Como resultado deste projeto foi editado o Relatório de Identificação e Valorização de Atrativos Materiais e Imateriais da APA Baleia Franca e um manual  das melhores práticas na gestão de territórios protegidos.

PROJETO DE GEOPARQUE DO SUL DE SANTA CATARINA –  (ADRAM – UAB, 2010)

A ADRAM em parceria com a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) contratou o Dr. Joan Poch, especialista em projetos de Geoparques, e membro da Rede Global de Geoparques (Global GeoPark Networks), para elaboração de uma proposta para a criação de um Geoparque na região sul catarinense. Geoparque é uma marca da UNESCO que promove o desenvolvimento social econômico de uma região através da pesquisa e gestão  territorial. A proposta incluía a região de Caminhos dos Canyons, a Serra do Rio do Rastro e o Complexo Lagunar.  O projeto foi apresentado para a FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), e entregue ao Governo do Estado.  Aprovada nos Conselhos de Desenvolvimento das regiões envolvidas, a proposta foi atualizada em 2016 e aguarda manifestação de interesse.

ELABORAÇÃO DO PROJETO ROTA TURÍSTICA DE INTEGRAÇÃO SERRAMAR (2009)

A ADRAM conjuntamente com ACIT e a Empresa Iguatemi,  elaborou o Projeto Original da Rota de Integração Turística Serramar. Trata-se de um projeto estruturante destinado integrar as duas atrações turísticas do sul catarinense: a neve da serra com a praia do litoral, através de uma estrada que se estende desde Lages no Planalto ate Laguna, passando por Tubarão e integrando vários roteiros turísticos característicos da região. O valor total do projeto foi orçado em R$ 164.000.000,00, eu inclui pavimentação e recuperação de estradas, sinalização, capacitação e criação dos roteiros turísticos.  Para a sua execução foi dividido em partes, sendo que a primeira parte que inclui capacitação e marketing de criação de uma identidade esta em análise no Ministério do Turismo para o seu financiamento. O projeto recebeu o apoio das AMREC, AMUREL, AMESC e o apoio dos Conselhos de desenvolvimento das regiões de Tubarão e Criciúma.

CRIAÇÃO DO “ENCANTOS DO SUL” – CONSELHO REGIONAL DETURISMO (2011 -2013):

Sob a presidência do Sr. Murilo G. Bortoluzzi, presidente da ADRAM, a Instância de Governança cria o “Encantos do Sul”-Conselho Regional de Turismo, com o seu estatuto registrado no Cartório, o Conselho escolhe a ADRAM como instituição manutenidora para a elaboração de projeto, captação de recursos financeiros e apoio às atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas ao turismo, para a celebração de convênios nacionais e internacionais em representação do Conselho.

SERVIÇOS DE ASSESSORIA À PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARUNA PARA A PARTICIPAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA “ENCANTOS DO SUL – CONSELHO REGIONAL DE TURISMO” (2011).

Serviços realizados:  elaboração de um plano de Turismo para a intermediação e participação no Conselho Regional de Turismo – Encantos do Sul.

CRIAÇÃO DA INSTANCIA DE GOVERNANÇA “ENCANTOS DO SUL” (2009):.

A ADRAM foi indicada pela Assembléia Geral de Turismo da Região Encantos do Sul  como instituição promotora responsável pela organização da Instancia na região “Encantos do Sul”, como parte do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.  Trata-se de um foro de discussão e definição de políticas e prioridades para o desenvolvimento da atividade turística na região, e está constituída por 33 municípios, abarcando cinco Associações de Municípios. Participam secretarias de turismo, organizações não governamentais, empresários do setor, instituições de educação e outros.  A ADRAM assume a presidência através do Sr. Murilo G. Bortoluzzi da Instancia de Governança em 2009.

ADRAM - Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional Criação de sites