PRINCIPAIS ATIVIDADES

PROJETO EULA-NETCERMAT (EUROPE-LATIN AMERICA NETWORK IN CERAMIC MATERIALS WITH ENVIRONMENT AND INDUSTRIAL APLICATIONS) – COMISSÃO EUROPEIA – PROGRAMA MARIE CURIE ACTIOS – IRSES:  (2012 – 2016)

ADRAM junto a instituições da Suécia, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Argentina e Chile aprovou o projeto para constituir uma rede de instituições europeias e latino-americanas para o  “Estudo de Novos Materiais Cerâmicos com aplicações industriais”  num valor de R$ 1.600.000,00 financiado pela União Européia.  O projeto prevê intercambio de pesquisadores e empresários latino-americanos  para Europa para conhecer o estado da arte neste setor e promover a cooperação. ADRAM é a coordenadora regional do projeto.

COMISSÃO EUROPEIA – PROGRAMA MARIE CURIE ACTIOS – IRSES:  ESTUDOS, TREINAMENTO E VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES LOCAIS EM ARGENTINA, BRASIL E MÉXICO – STRAVAL – BRASIL: ESTUDO A APA BALEIA FRANCA (2011-2014):

A ADRAM conjuntamente com instituições de Espanha, México, Argentina, Croácia e Estônia aprovaram um projeto com financiamento europeu para promoção do turismo como ferramenta do desenvolvimento das sociedades localizadas em área de proteção ambiental.  Este projeto (com um financiamento de R$ 1.500.000,00) tem a colaboração da APA da Baleia Franca e o Instituto Baleia Franca. Três pesquisadores da ADRAM estão atualmente na Croácia realizando estudos para elaboração de um manual das melhores práticas na gestão de territórios protegidos.

PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA BIOMASSA DE ORIGEM FLORESTAL– BIOENERSUL  (2014 – em execução).

Projeto de P&D da ADRAM para a estruturação da cadeia produtiva da biomassa de origem florestal desenvolver fontes alternativas de gerarão de energia mediante a utilização de novas tecnologias visando a diminuição dos efeitos poluentes dos resíduos da biomassa na região sul catarinense.  O projeto inclui a sustentabilidade econômica ambiental e a inclusão social. A UFSC, através do Laboratório de combustão e engenharia de sistemas térmicos participam do projeto.

I WORKSHOP DE INTERCONEXÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUIDA – CASES E SOLUÇÕES (2015)

Organizado  pela ADRAM, na cidade de Curitiba/PR e com patrocínio de COPEL (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), a Empresa ITAIPU/BINACIONAL e a FIEP (Federação das Industrias do Estado de Paraná) se realizou o I Workshop de Geração Distribuída de Energia Elétrica com participação BNDES, CELESC, CEMIG, e de empresas privadas de sete Estados da Federação.

AGÊNCIA ESPANHOLA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO (AECID): DESENVOLVIMENTO E MONTAGEM DE UMA PLANTA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS COM MEMBRANAS RBM PARA A INDUSTRIA TÊXTIL (2013)

Uma parceria entre ADRAM, a empresa APEX Control de Curitiba e a empresa NADREC S.A. de Barcelona (Espanha) e  com financiamento da AGÊNCIA ESPANHOLA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO – AECID, foi montada uma planta piloto de tratamento de efluentes com recuperação de resíduos para a indústria têxtil.

PROSPECÇÃO DAS POTENCIALIDADES DE DIVERSIFICAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS VIA MODAL FERROVIÁRIO PARA A EMPRESA FERROVIA TEREZA CRISTINA S.A. (2013)

Relatório do Estudo de prospecção para a diversificação da cargas via modal ferroviário para o Porto de Imbituba  da Região Sul Catarinense elaborado pela ADRAM em parceria com a Unisul e  financiado pela empresa FERROVIAS TEREZA CRISTINA S.A.  Edição e Publicação dos resultados.

SEMINÁRIO ESTRUTURAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DE RESÍDUOS DA BIOMASSA E DO CARVÃO PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA¨

ADRAM conjuntamente a ACIT e empresas da região sul catarinense organizaram o seminário para a discussão sobre o uso dos resíduos da biomassa e do carvão para a geração de energia, com participação. Participaram do seminário como palestrante o Dr. Gerardo Milioli (Perspectivas da produção de energia baseada na valorização dos resíduos da biomassa e do carvão – UNESC), o Dr. Henrique M Santos do Nascimento (Valorização dos resíduos sólidos para a geração de energia – Fundação do Meio Ambiente de Rio Grande do Sul) e o  Prof. Mario Ricardo Guadagnini (Gestão integrada dos resíduos sólidos: o impacto e a inclusão social – UNESC).

ORGANIZAÇÃO DA MISSÃO EMPRESARIAL DA FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA – FIESC A  ESPANHA .  (2010):

Com a organização d a ADRAM, 10 empresários catarinenses e dirigentes de sindicatos patronais viajaram para as cidades de Barcelona e Sevilla para conhecer a organização europeia no tema da logística reversa e as tecnologias disponíveis no setor ambiental para soluções empresariais.  Durante a missão foram assinados alguns termos de cooperação com a Universidade Autônoma de Barcelona.

FORUM DE COOPERAÇÃO BRASIL – ESPANHA PARA SOLUÇÕES AMBIENTAIS  (2010)

Com a realização da ADRAM e a FIESC se realizou o Seminário no qual participaram a convite da ADRAM o diretor Geral de EGMASA (Empresa de Gestão do Meio Ambiente da Comunidade de Andaluzia – Espanha)  e mais 10 empresas espanholas  para debater junto a empresários catarinenses de soluções ambientais na produção industrial.

COMISSÃO EUROPEIA – PROGRAMA INCO: PROJETO DE FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE – EMPRESA E A COOPERAÇÃO COM A UE – UNIVEMP-LAM (2007 – 2009):

ADRAM participou nos anos de 2007 a 2009 do Programa UNIVEMP-LAM (Fortalecimento da vinculação universidade – empresa na America Latina e a cooperação com a União Européia), financiado pela Comissão Européia, o programa visava elaborar uma série de recomendações aos governos locais e às universidades para o fortalecimento da relação empresa-universidade visando o desenvolvimento local.  ADRAM foi responsável junto com a UB (Universidade de Brasília) de elaborar o Relatório Brasil, centrado num estudo de caso que foi Santa Catarina, e como exemplo a cidade de Tubarão.  Participaram deste programa instituições de 7 países latino americanos e a Universidade Autônoma de Barcelona da Espanha.

APOIO AO PROJETO “MODELO INFORMATIZADO PARA ATENDIMENTO DOS CONSUMIDORES DO GRUPO A DA CELESC” DA UNISUL (2008):

Em parceria com grupos de Pesquisa da Unisul, a ADRAM participou na gestão do projeto “Modelo Informatizado para atendimento dos consumidores do grupo A da CELESC”, financiado pela ANEEL, e no projeto de “Desenvolvimento de um sistema de aquisição e análise do sinal mioeletrico” financiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina).

PESQUISA SOBRE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS  RODOVIÁRIA NA REGIÃO DE AMUREL (2005):

Contratada pela empresa CTIL-Cranston Transporte  Integrados Ltd. operadora portuária no Porto de Imbituba, ADRAM realizou uma pesquisa sobre a Movimentação de Cargas Rodoviárias na Região de AMUREL, incluindo tipos de cargas e destino.  Este estudo subsidio o projeto de Embarque de Contêineres desde o Porto de Imbituba.

COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RETOMADA DE EMBARQUE DE CONTÊINERES NO PORTO DE IMBITUBA (2004).

A solicitação das empresas de Cerâmica de Revestimentos da região de Tubarão e Criciúma, e da empresa C-Til Operadora portuária, ADRAM coordenou as primeiras reuniões entre as principais empresas exportadoras da região com a então administradora do Porto de Imbituba para a retomada de embarque de Contêineres desde esse porto, o que aconteceu a partir de 2006.

CONGRESO INTERNACIONAL DE INNOVACIÓN EN LA GESTIÓN Y EL TRATAMIENTO DE LOS RESIDUOS MUNICIPALES (REINNOVA) – SABADELL/CATALUNIA – ESPANHA

O presidente da ADRAM, Sr. Murilo Ghisoni Bortoluzzi participa como palestrante convidado no Congreso REINNOVA (Congreso Internacional de Innovación en la Gestión y Tratamiento de los Residuos Municipales) na Fira Sabadell na Espanha. O congresso reúne empresarios do mundo todo para intercambio de conocimentos e experiências sobre o tratamento de resíduos.  ADRAM apresentou a sua experiência no projeto de criação de um Centro de Soluções Ambientais para as empresas da região de Tubarão.

ADRAM - Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional Criação de sites